Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

sábado, 25 de dezembro de 2010

Papagena e Papageno

     Aqui, só para mostrar que Pamina estava certa, Papageno encontra a Papagena.



     Não usei um vídeo com a encenação montada, porque não encontrei nada com a qualidade que eu queria. Também não procurei muito porque estou com fome e tem um café ali esperando por mim. Mas, enfim, este com Cecilia Bartoli é muito bom. Estes são para mim dois dos melhores cantores líricos no cenário internacional.

Elementos de uma ópera!

     Bem, não adianta falar de ópera se eu não explicar alguns conceitos básicos em linguagem simples para os leigos. A ópera nada mais é do que uma peça de teatro musicada. Então a estória será contada normalmente, mas toda musicada. Claro que pode até haver falas em alguns momentos, mas em geral, é toda através da música. Não vou falar aqui sobre os autos...
     Mas e aí, o que vem a ser ária? Então, a ária é uma canção dentro da ópera. São os principais momentos da ópera. Ela pode ser solo, duo, trio, quarteto, etc... Não há um limite, mas normalmente vai até um quinteto ou sexteto. As mais comuns são as árias solo (uma pessoa), os duos (duas pessoas) e os trios (três pessoas). Podemos encontrar também árias para cantores interagindo com o coro. Olha, não fiz nenhuma pesquisa para relembrar nada. Se eu falhei com alguma informação aqui, será corrigido depois. Mas em resumo é isso aí mesmo.
     Ah, mas a ópera não é feita por várias canções não? Não. Existem vários outros elementos dentro de uma ópera. A abertura é somente instrumental. Geralmente uma orquestra acompanha a ópera e é responsável pela abertura. Ela apresenta os temas principais da ópera, ou seja, os temas das principais árias. Então é um resumo do que será apresentado em seguida. O recitativo é a fala entre uma ária e outra, disfarçada em uma melodia. É uma composição melódica que tenta aproximar-se da fala. Pode ser considerada como um elemento de transição ou até menos importante, mas não vamos nos ater a esteriótipos. O recitativo é um elemento muito importante também na ópera, principalmente para o compositor. E tem também o coro, que pode ser um coro ou até um coral polifônico. É um grupo com várias vozes mistas (homens e mulheres) que geralmente vão representar a população em geral, as pessoas figurantes da ópera.
     Agora que esclareci um pouquinho, fica mais fácil entender o post anterior. Se gerou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui para pesquisarmos mais a fundo e trazer as respostas ao seu questionamento.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Bei Männern, Welche Liebe fühlen

     Resolvi começar a falar um pouco sobre música para aproximar minhas loucuras da sanidade de vocês. Assim, talvez vocês me entendam um pouco...
     Vamos começar pela ópera, porque é uma cultura muito injustiçada. Quero acabar com alguns esteriótipos que agregaram à ópera.
     Primeiro, os cantores não forçam a voz para fabricar uma voz falsa. Pelo contrário. No canto lírico, o(a) cantor(a) é reeducado a utilizar sua verdadeira voz: a voz pura. A mesma utilizada pelos bebês. No início de nossa vida, utilizamos a voz corretamente, sem demais esforços. Assim o é aqui também, a busca em retomar esta voz pura que tinhamos quando bebês.



     Resolvi começar pela Flauta Mágica, porque é uma estória infantil e acho que as melodias são muito fáceis de serem gostadas. Até porque é Mozart, classicismo, bem próximo às características da música popular atual.
     A Flauta Mágica é baseada na mitologia egípcia. A luta entre a Rainha da Noite em sua vingança contra a Fraternidade de Ísis e Osíris.
     Esta ária é o momento que Papageno (um caçador de aves) está com Pamina (filha da Rainha da Noite). E ela o consola, dizendo que ele ainda vai encontrar sua alma gêmea. Acho lindo este dueto de soprano (Pamina) com barítono (Papageno).

     Espero que gostem!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Amigos, cadê vocês?



     Como era de se esperar, por ter ficado muito tempo sem postar, acabo publicando vários posts de uma só vez, no mesmo dia. Espero que vocês, meus seguidores, entendam e participem mesmo assim. Ainda tenho somente 9 seguidores. Quero ver daqui a 6 meses quantos eu terei. É bom deixar registrado para podermos ter uma ideia de como evoluímos, como desenvolvemos. Eu já divulguei meu blog para todos os meus amigos. Mas acho que eles não são mais tão amigos como antes, ou não gostam de blogs, pois até agora ainda não me seguiram. Comecei este blog no dia 01 de dezembro. Está completando quase um mês... Amigos, onde vocês estão? Quero me corresponder com vocês. Se não for por aqui, então enviem-me seus endereços que vou enviar cartas. Pelo menos assim, acho que terei certeza de que estarão lendo...

Natal e amigo oculto!

     Bem, como falei, no dia 18 foi a troca de presentes do amigo oculto. Foi muito legal, apesar de eu ter chegado uma hora atrasado por ter ficado no hospital até as 18h. Mas eu ganhei um pijama super sexy. Claro que quem me tirou foi minha amada esposa e que ela provavelmente teve segundas intenções ao me dar aquele pijama (hehehe), se ela não teve segundas intenções, eu tenho...
     Preferi dar uma calça jeans para minha amiga, pois não conhecia tão bem os gostos dela. Então, calça jeans é calça jeans. Meio difícil de errar. Mas errei ainda... O tamanho. Mas tudo bem. Como já falei antes o que vale é a intenção. Francine, se não tiver tempo em ir lá trocar, me avise que eu vou lá.
     Abraço a todos.

Pau nele

     Deu pau no meu desktop. O windows não existe mais. Estou tentando reinstalar ele. E meu laptop também está dando pau. O cooler pifou e ta dando super aquecimento no bichinho. Mas vou resolver isso e ficarei mais assíduo nos meus posts.  Sinto-me até mal, agoniado, quando fico um dia só sem postar. Estou ficando viciado.
     Grande abraço a todos.

Hospital! Feliz aniversário!



     Falando em ocorrência grave, gravíssima, baixei no hospital. Faltando meia hora para terminar o meu turno de serviço, passei maus bocados numa estranhíssima crise de hipoglicemia. Jamais o tivera antes. Baixei no hospital no dia 18 de dezembro e acabei não felicitando meu nobre amigo pelo aniversário dele.
     Então presto aqui minhas homenagens aos meus nobres amigos aniversariantes do mês. Dani, feliz aniversário pelo dia 14 de dezembro. Você é uma grande amiga. Gosto muito mesmo de você. Saudades imensas.
     Saudades suas, Dani, mas não menores do que as de um outro amigo que marcou minha vida intensamente. Parabéns, Pablo, pelo dia 19 de dezembro. Agora começa mais um ciclo na sua vida. Quando se entra na terceira dezena da vida, já vimos o mundo de maneira bem diferente de quando éramos apenas 18 calores de verão. Você deve saber isso melhor que eu, assim penso.
     Desculpas aqui dadas por não ter conseguido me comunicar em tempo, mas creio que mais vale a intenção. Vocês moram no meu coração, espero ainda morar no de vocês.
     Grande abraço a todos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar