Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ansiedade



     Sou ansioso mesmo. Muito, tanto, que não me aguento. Quando faço alguma surpresa ou preciso aguardar um tempo para falar alguma coisa, fico desesperado querendo falar logo. Mas faz parte dos nossos testes diários. Por que trouxe isso para cá? Estou com algumas notícias que gostaria de compartilhar com vocês, estou ansioso, mas este ainda não é o momento. Quem sabe no próximo mês?.. Só vou dizer quando tiver certeza de tudo. Como esse blog é para eu desabafar, tive de fazer esse meio desabafo. Espero que tudo aconteça como planejado para eu poder trazer tudo à tona. Vamos torcer!!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Procedimentos de segurança!

Menina é morta com vaselina injetada na veia

     Faz dois dias que quero postar sobre o assunto, mas não consegui parar para escrever. Somente agora venho expressar-me a respeito.
     É incrível como conseguem confundir soro fisiológico com vaselina. Será que foi imprudência da auxiliar de enfermagem? Será que não faltam procedimentos de segurança que possa facilitar a percepção de falhas mesmo quando aquele profissional está cansado? Na aviação é assim, tudo tem sua cor própria, tudo é feito para um profissional perceber o erro do outro e a partir daí se corrigirem. Por que na área de saúde os procedimentos de segurança são ainda tão poucos e ínfimos. Claro, há alguns procedimentos que evitam o erro. Mas como pode um profissional fechar um paciente na cirurgia e esquecer ferramentas, rolo de fio e outros itens dentro dos pacientes, como já vimos em incontáveis notícias?.. Faltam procedimentos de segurança onde um profissional observa e ajuda o outro. Eles acham que o que fazem já é de segurança extrema. Eles não conhecem nada de segurança, precisam conhecer melhor um mundo um pouco (sim, somente um pouco) mais seguro que o deles, como o da aviação. A aviação tem suas falhas, mas são infinitamente menores do que as da área da saúde.
     Estou para fazer uma cirurgia de laparotomia, quando receberei anestesia geral. Você acha que eu vou feliz? Confiante? Acha que eu confio no profissional que vai realizar um procedimento invasivo enquanto eu estou inconsciente? E pior, não vai ter ninguém de fora lá questionando esses profissionais que têm o rei na barriga, que se acham perfeitos e são imponentes... Eu só penso em gritar por socorro. Enquanto isso só atraso minha cirurgia, até ter coragem de me arriscar dessa maneira. Arriscar sim, não pela cirurgia, que é simples e rotineira, mas pela equipe de quem deixarei minha vida nas mãos...

Espírito natalino!



     O Natal é, para os cristãos, a comemoração do nascimento de Jesus. Parei para refletir a respeito. Se dentro de muitas religiões, tanto dessa era (cristianismo) quanto de eras anteriores (milhares de anos atrás) como no Egito, Irlanda e outras civilizações ainda mais antigas, há e havia a comemoração de celebrar o nascimento de um rei no dia 25 de dezembro. Quem é esse rei?
     Se formos buscar na astroteologia (os conhecedores do assunto por favor me ajudem), após o solstício de inverno (21 de dezembro), quando o dia 22 de dezembro é o mais curto do ano, o sol fica 3 dias sem se mover. Após esses 3 dias, o sol nasce no dia 25 de dezembro 1 grau ao norte, e a partir daí os dias ficarão cada vez mais longos. O comportamento do sol é importantíssimo para a agricultura, ou seja, para a vida, para a sobrevivência do homem. A comemoração do dia 25 de dezembro é referente ao nascimento de um rei: o sol, pois a partir daí novos plantios virão e novas colheitas, consequentemente, também. Não vou entrar em detalhes maiores como o alinhamento dos três reis magos (Cinturão de Orion), a estrela guia (Sirius) e Bethlehen (constelação de virgem), sobre a qual o sol nasce no dia 25. Mas enfim, após esse pequeno resumo, minha reflexão veio a seguir.
     Se o Natal é uma comemoração do nascimento do sol no hemisfério norte, ou seja, a partir daí o dia começa a ficar mais curto no hemisfério sul, quando seria o Natal do sul? No São João? Nós comemoramos uma data de prosperidade do hemisfério norte. A data de prosperidade do hemisfério sul deveria ser outra. Porém, como as civilizações do hemisfério sul são todas muito recentes, herdamos toda a cultura e religiosidade do norte. Se formos estudar mais a fundo (se fosse permitido pelo governo peruano, por exemplo) a civilização inca ou o que apareceu por lá anteriormente, provavelmente iríamos encontrar novos mitos, lendas e fatos religiosos referentes às datas do sol no hemisfério sul.
     Mas enfim, não estou aqui para fazer ninguém descrer de sua religião. Venho trazer meu desejo de um feliz natal a todos. Pois é tempo de bondade. Na verdade, o ano inteiro é tempo de boas ações. Se para fazer todos se lembrarem disso for necessário desejar um feliz natal, então: FELIZ NATAL!!! Não importa se o Natal é no hemisfério norte ou no sul, se é cristão ou astrológico, temos que amarmos uns aos outros, porque convivemos, porque temos que nos aturar, e a melhor forma para isso é fazer o bem, é ajudarmos o próximo que está ao lado.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cruzada


     Gente, eu estava procurando por "Cruzada", uma canção de Tavinho Moura no arranjo do grupo "Boca Livre" e olha só o que eu encontrei. Boca Livre com Renato Braz. Eu amo demais essa música e espero que vocês curtam.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Anabela



     Trouxe para vocês conhecerem Renato Braz. A música Anabela de Mário Gil com letra de Paulo César Pinheiro é, para mim, a melhor investida de toda sua carreira. Quem já me conhece há mais tempo com certeza já ouviu. E para quem não conhece o som do oboé, é uma excelente oportunidade para conhecê-lo.

Desculpas e agradecimentos

     Recebi críticas sobre meu blog e refleti. Meus textos estão muito longos... Meu blog ainda é muito novo, tenho ainda poucos seguidores. Mas, refleti sobre a sugestão de escrever posts mais curtos e concordei plenamente. Revisei alguns dos posts anteriores e perdi muito tempo lendo. Sei que vocês são pessoas ocupadas e não terão muito tempo para minha leitura. Ok, já peço desde agora desculpas pelo comprimento dos posts anteriores, mesmo com poucos comentários. Agradeço também aos visitantes. De agora em diante, somente posts curtos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar