Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Semáforo



Se é farol, sinal ou sinaleira,
Tanto faz.
Para mim, é semáforo.
Para mim quero paz.

Se em 2010 houve 50 mil desabrigados,
Para mim, tanto faz.
Não perdi meu abrigo.
Não ligo.

Onde está o seu abrigo?
Você o tem?
Você sabe o que é?
Você sabe quem?


Se eu quero abrigo,
Encontro perigo.
Se eu quero paz,
Não encontro mais.

Mas, enxergo a luz
É o semáforo...

by Marcos Leal

Aviação



     Interessante. Apesar de trabalhar com aviação, de ser apaixonado pela área, não vou postar nada aqui sobre o assunto ainda. Tenho que amadurecer mais a ideia. Sou militar, e não gosto de comentar sobre meu trabalho. Gosto de aviação e de tráfego aéreo. Mas, não me orgulho de muitas coisas que acontecem na minha atividade profissional, que não vêm ao caso. Então, àqueles que estão querendo saber sobre, eu nunca comento sobre o meu trabalho e não pretendo começar a fazê-lo. Talvez pelo fato de ser militar e eu querer me preservar, ou talvez por eu não confiar muito no que pode acontecer após meus posts serem lidos. Não por não confiar em vocês, pelo contrário, mas por muita coisa acontecer de uma forma e poder ser mal interpretado. Isso não me impede de falar em aviação isoladamente, sem envolver diretamente meu trabalho. Mas, como já disse antes, não estou à vontade ainda para falar sobre. É uma questão pessoal mesmo. Se eu sou feliz com minha profissão? Acho que não posso responder que sim, pelo menos não hoje. Quem sabe eu não fique feliz este ano? E provavelmente é este o motivo de eu não gostar de falar a respeito.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Classificação das vozes


     Trago aqui um resumo sobre as vozes. Somos divididos em vozes adultas, infantis, masculinas e femininas. Esta classificação é feita de acordo com a tessitura vocal, ou seja, além da extensão daquela voz, a tessitura abrange a beleza com que o som é produzido. Não adianta conseguir emitir uma determinada nota aguda ou grave se não for com beleza.
     Vamos começar então com as vozes masculinas. Podem ser classificadas de maneira genérica em baixo, barítono e tenor. Os baixos são as vozes mais graves, com tessitura do Fá 1 até o Ré 3. Barítonos são as vozes intermediárias, com tessitura do Lá 1 até o Fá 3. Tenores são as vozes agudas, com tessitura do Dó 2 até o Lá 3. Apesar desses limites usados para as definições, normalmente os cantores vão bem além desses limites, como vimos na Ária da Vingança.
     Já as vozes femininas têm as mesmas classificações. São: contralto, mezzo-soprano (meio-soprano) e soprano. As contraltos são as vozes mais graves, com tessitura do Fá 2 até o Ré 4. Mezzo-sopranos são as vozes intermediárias, com tessitura do Lá 2 até o Fá 4. Sopranos são as vozes agudas, com tessitura do Dó 3 até o Lá 4. Percebam que as tessituras femininas são exatamente uma oitava acima das masculinas.
     Por fim, as vozes infantis. São exatamente as mesmas extensões das vozes femininas. Classificadas em contraltino e sopranino para as femininas (equivalentes às tessituras das contraltos e sopranos, respectivamente) e tenorino para as vozes masculinas (equivalente à tessitura das sopranos).
     Esta explicação aqui foi bem básica só para melhorar o entendimento de vocês dos nossos posts. Cada grupo vocal tem suas subdivisões de acordo com o timbre das vozes. Mas esta é uma outra discussão mais profunda.

Tamino

     As pessoas leigas geralmente se baseiam apenas nos cantores que aparecem na TV aberta. Assim aconteceu com a popularidade de Andrea Bocelli, quando a rede globo o divulgou como o melhor tenor do mundo. Claro, ele é um bom tenor, sem dúvida. Ainda o considero como um dos melhores do mundo, mas em um segundo escalão. Quando digo isso, refiro-me aos 8 ou 10 melhores do mundo (talvez mais), acima de Andrea Bocelli.
     Este tenor, Yosep Kang, traz a ária de Tamino, quando as três damas entregam a ele a foto de Pamina e ele se encanta pela sua beleza. A partir daí ele se apaixona por ela através da fotografia e expressa cantando uma das mais belas árias para tenor. Imagine ele cantando e olhando para a fotografia hipnotizado. Quando falei que "A Flauta Mágica" é sensacional, é porque é absurdamente sensacional. Em tudo!!!



     Yosep Kang, assim como muitos orientais, tem uma voz muito bela de tenor. Eu, particularmente, ainda não encontrei voz melhor que a dele. Eu sou realmente fã. Espero que gostem e opinem.

Cores



     Atendendo a pedidos, mudei as cores dos posts, pois reclamaram, dizendo que estava difícil de se ler. Eu não achei, mas coloquei tons mais claros para melhorar então. Não sei se ficou melhor, está em fase de teste. Coloque sua opinião.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar