Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Propriedades do som


     Não vou definir nem o som, nem a música aqui. Isso geraria um post imenso. Defina música da maneira que você quiser. Não vai fazer diferença. Então, vou direto às propriedades do som.
     O som tem 4 propriedades: Altura, duração, intensidade e timbre. O que vem a ser cada uma?
     A altura é nada mais, nada menos do que a frequência do som, ou seja, se vai ser mais aguda (ou alta) ou mais grave (ou baixa). Vai depender do número de vibrações por segundo. Por exemplo: o Lá3 é determinada por uma onda com 440Hz (Hertz) ou vibrações por segundo. Na linguagem super vulgar (e errada), diz-se do som como sendo fino (agudo) ou grosso (grave). Após ter lido este post, não me venham usar estes termos!
     A intensidade é o volume do som. No seu aparelho de som, é exatamente isso, o botão do volume vai determinar ali a intensidade. Ou seja, o som vai ser mais forte ou mais fraco. Na linguagem super vulgar (e errada) nossa, diz-se som alto (forte) e baixo (fraco). Mas, como já vimos, estas são características para a altura e não para a intensidade.
     A duração é óbvia, assim penso. O som pode ser mais longo ou mais curto. Não tem muito o que explicar aqui.
     O timbre é talvez o mais complicadinho de se entender. O timbre é uma característica única de cada som e está diretamente relacionado com o instrumento que o produz. Por exemplo: uma mesma nota pode ser executada por instrumentos diferentes como uma flauta, um piano, um violão. Mas, você consegue diferenciar qual nota foi executada por qual instrumento, mesmo sem vê-los. Isto é, a mesma altura, mesma intensidade e mesma duração, mas o instrumento é diferente e você consegue perceber. Isso é o timbre: timbre de violão, timbre de piano, timbre de flauta. Esta propriedade é determinada pelos harmônicos, mas isso é uma discussão mais complicada.
     Quaisquer dúvidas e discussões além, poste um comentário.

Feliz ano novo "normal"!!!



     Estive refletindo acerca da loucura e sanidade.
     O que é o "normal"? E o que seria o "anormal"?
     Busco nos dicionários definições para o verbete normal. Segundo o Michaelis: 5 Biol, Psicol, Social. Conforme a um tipo dado e, portanto, presente na generalidade dos casos. Já o verbete anormal encontro também no Michaelis: 3 Que faz exceção à regra comum; anômalo, irregular. 4 Diz-se da pessoa cujo desenvolvimento físico, ou intelectual, ou social é defeituoso.
     O que concluímos é que, se você não pertence à maioria, você não é normal. Imagine: em um país como o Brasil, com 190 milhões de habitantes, se você pertence a minoria de 49%, ou seja, 93 milhões de habitantes, você não é normal. Ser rico, ou milionário, não é normal. Se você tem grana no bolso, você é completamente anormal. Se você é um intelectual, com curso superior e ainda com cursos além (especializações, mestrados, doutorados) você é muito anormal. Estar acima do peso ainda é anormal? Nos Estados Unidos é super normal ser gordinho.
     Por que eu trago esta reflexão? O que é a normalidade para a psiquiatria? Como definir a linha tênue entre a sanidade e uma patologia? Que tamanho tem a sua anormalidade? Será que sua anormalidade é um estudo de caso ou tem outras milhões de exceções que compartilham com você essa sua "aberração"? Há quantos casos de esquizofrenia atuais registrados no país? E no mundo? Será que gostar de ver sangue é uma aberração? É uma patologia grave? E de bebê-lo? Quem decide isso? Os psiquiatras? E quem disse a eles o que é e o que não é normal? Por que?
     Para mim, todo esteriótipo é formado por aqueles de posses. Ou seja, o maior poder aquisitivo é quem dita as leis e definem os esteriótipos. Eles dizem quem é e quem não é, o que é e o que não é normal. Se eles aceitarem e conseguirem conviver sem prejudicar suas rendas, tudo bem. É normal. Se for afetar seus montantes, opa! Não pode. Interna, porque não é normal. Entope o sujeito de drogas para ele nunca ficar são na sua vida. Este sujeito será anulado da sociedade para sempre...
     Feliz ano novo a todos! Será que o próximo ano vai ser normal? 2010 foi um ano normal? É normal uma mulher na presidência? É normal um salário de 26 mil reais? É normal juros altos? E os impostos? É normal dólar baixo? É normal o estrangeiro achar tudo barato enquanto o nativo não consegue dinheiro para manter-se no mês? É normal as estradas serem péssimas mesmo pagando pedágios? E as que não possuem concessões a terceirizados, é normal haver crateras? É anormal ainda estar casado? É anormal amar e ser amado? É anormal ajudar ao próximo? É anormal dar uma carona? É anormal dar um abraço? Não sei mais entender os nossos valores. Todas as pessoas têm alguma anormalidade. É anormal ser normal? É normal subir na vida passando a perna no outro? Quem quer ser normal? Eu não quero mais!
     FELIZ ANO NOVO NORMAL!!!

Quero!



Não sou poeta, nem agricultor
Não quero ser lembrado pelo que digo
Nem pelo que faço
O que menos quero é ser lembrado
Pelo que deixei de fazer

Não quero semear palavras
Nem colher sentenças
Não quero proferir sementes
Nem ler os frutos maduros
O que menos quero é deixar de aprender
Por preguiça de produzir

Não quero! Não quero. Não quero...
Quero!

by Marcos Leal

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Da Capo Al Fine


Primeiro o sopro
Nem do vento, nem no coração
Só um sopro...

E pode ter efeito gélido
E pode ter poder mágico
Pode até a nuca arrepiar
Pode formar as ondas do mar
Pode derivar no choro
Pode findar na tosse
Pode ser uma dica
Pode ser cansaço
Pode...

Se é para soar a flauta
Se é para limpar o cabeçote
Se é para esquecer a dor
Se é para mover a chama
Se é para apagar a vela
Se é...

Não sei de onde vem
Não sei sua mensagem
Não sei a intenção
Não sei...

Mas depois o final
Devastador de cidades
Destruidor de lares
Ruptor de amores
Confrontador de ideias
Abatedor de corações
Causador de atritos
Sempre o mesmo...
Um furacão!

by Marcos Leal

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Abaixo assinado

     Só para reforçar, aqui está o link com o abaixo assinado contra o aumento do salário dos ministros, presidente da república e etc, ao montante de 26 mil reais.

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N4596

domingo, 26 de dezembro de 2010

A Ária da Vingança

     Bom, a Rainha da Noite dá uma flauta com poderes mágicos para Tamino seguir em sua jornada e ainda manda Papageno com um carrilhão mágico também para ir junto com ele. Eles vão em sua aventura, os dois heróis, até conseguirem encontrar Pamina. Lá chegando, Papageno liberta Pamina. Ela encontra Tamino e cantam uma linda ode ao amor entre um homem e uma mulher. Depois eles descobrem as verdadeiras intenções de Sarastro que é proteger a Fraternidade de Ísis e Osíris. A Rainha da Noite quer acabar com a Fraternidade por vingança e quer usar Pamina para isso, por isso Sarastro a aprisionou. Sabendo disso, Tamino, Pamina e Papageno são iniciados na Fraternidade de Ísis e Osíris. Após a Rainha da Noite saber disso, ela aparece para Pamina e lhe entrega uma adaga. Então, ela a ordena que mate Sarastro com a adaga, ou ela não será mais considerada sua filha.
     A ária a serguir é a mais famosa de todas as árias, de todas as óperas. É simplesmente a ária mais difícil e mais aguda da Rainha da Noite, no segundo ato. Vai até o Fá 5. Para vocês terem ideia, uma soprano tem obrigação de cantar até o Lá 4. Do Lá 4 para o Fá 5 são 8 semitons a mais. Então são pouquíssimas no mundo que conseguem fazer bem feito. Sendo que o mais difícil ainda não é a nota aguda, mas todos os elementos de dificuldade durante toda a ária: ritmo, respiração, dinâmica, etc. Diana Dauram fez muito bem. A melhor que eu já vi até hoje.



     Espero que gostem. Tenho certeza de que vocês já ouviram antes...
     Dizem até que ele fez esta ária a partir de um sermão que recebera de sua sogra.

Rainha da Noite

     Aqui, eu conto um pouco o enredo da Flauta Mágica. A ópera, em dois atos, foi a última escrita por Mozart, musicada entre março e setembro de 1791, mesmo ano de sua morte. Ficou famosa por vários feitos realizados em uma obra pela primeira vez. Enfim, Mozart...
     Tamino é pego por uma grande serpente na floresta. Três damas o salvam e vão avisar a Rainha da Noite (um espírito de véu negro) que Tamino está entrando em seu reino. Papageno (caçador de aves), ao encontrar Tamino caído e a carcaça da cobra, resolve dizer que ele o salvou. Mas as três damas retornam e o pegam na mentira. Papageno é punido e Tamino é solicitado a uma missão: salvar Pamina (filha da Rainha da Noite) que foi raptada por Sarastro e entregam uma foto de Pamina para ele. Ele se apaixona pela beleza dela.
     Depois disso, a Rainha da Noite aparece para Tamino confirmando toda a estória. Esta ária a seguir é a primeira aparição dela pedindo a Tamino para resgatar sua filha. A nota mais aguda é o Mi 5 (segunda ária mais aguda para soprano). É um grande desafio para a cantora, mas não o maior ainda... É nesta mesma ópera que teremos a ária mais aguda também. Pouquíssimas sopranos conseguem interpretar a Rainha da Noite pelo grau de dificuldade das árias e a extensão, ou seja, extremamente aguda.

     Este vídeo tem legendas em português que poderá ser visto diretamente no site do youtube.



     Espero que gostem. Depois trago mais momentos da mesma ópera. Há relatos que associam a ópera à Maçonaria devido às suas características implícitas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar