Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Instrumentos



     Voltando a falar de música, vamos explicar aqui um pouco sobre os instrumentos. Além da voz, que não é considerado um instrumento, mas podemos considerá-la como uma classe específica, afinal quem estuda música, estuda ou um instrumento ou canto, temos as classificações dos instrumentos quanto a diversos aspectos. Aqui veremos as principais divisões.
     Os instrumentos podem ser classificados quanto ao número de sons simultâneos, em harmônicos e melódicos. Os instrumentos harmônicos são aqueles que conseguem produzir vários sons ao mesmo tempo como característica permanente. Podemos exemplificá-los pelo piano, violão, cravo, harpa, etc. Já os instrumentos melódicos têm como característica principal a execução de um som por vez. Então temos os instrumentos de sopro, os de corda friccionadas (que podem emitir mais de um som ao mesmo tempo, mas sua característica principal é de emitir apenas um som por vez) e os instrumentos de percussão melódicos. Podemos exemplificá-los aqui pela flauta, violino, saxofone, oboé, clarinete, etc.
     Além desta divisão, temos a classificação quanto ao mecanismo da produção do som. Podem ser os instrumentos de percussão, cordas e sopro. Os de percussão são percutidos com baquetas ou com as mãos. Temos a caixa clara, tímpano, xilofone, etc. Os de sopro são produzidos a partir do ato de soprar. São as flautas, os saxofones, oboé, clarinete, trompete, trombone, tuba, trompa, etc. Os de corda são produzidos por cordas normalmente de nylon ou de aço. São o piano, cravo, harpa, violino, viola, violoncelo, etc.
     Dentro destas divisões há algumas subdivisões. Os instrumentos de corda são subdivididos de acordo com o ataque na corda em cordas friccionadas, cordas tangidas e cordas percutidas. As cordas friccionadas são atacadas com o uso de um arco. Então temos o violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além de alguns de seus ancestrais. As cordas percutidas são atacadas por um tipo de martelo sobre a corda. Então aí temos o piano. As cordas tangidas são atacas pelos dedos, unhas, palhetas ou ganchos. Então aí temos o cravo, violão, banjo, bandolim, cavaquinho, guitarra, contrabaixo elétrico, harpa, etc.
     Dentro dos instrumentos de sopro, temos a subdivisão quanto ao timbre (lembrando que falarei mais sobre harmônicos e timbre em um futuro próximo). Podem ser madeiras ou metais. As madeiras são os instrumentos de sopro feito de madeira ou que tenham um timbre semelhante. E ainda são divididas quanto à embocadura: embocadura livre, palhetas e bisel. Nas de embocadura livre não há uma ferramenta para produção do som além do próprio ar. Temos a flauta transversal e o flautim. Nas de palheta usa-se uma palheta de determinado tipo de cana para se produzir o som. Temos os de palheta simples conectados a uma boquilha: saxofones e clarinete e temos os de palheta dupla: oboé, corne inglês, fagote e contrafagote. Nas de bisel, usa-se uma espécie de apito para se produzir um som. Temos as flautas doce. Já nos metais usa-se uma boquilha. Temos o trompete, trombone, trompa, bombardino, picolo e tuba. Curiosidade: a flauta transversal, o flautim e os saxofones são feitos de metal, porém o timbre é mais próximo dos instrumentos de madeira, por isso entra nesta classificação.
     Dentro dos instrumentos de percussão, temos os melódicos e os não melódicos. Os melódicos possuem pelo menos uma escala completa. São o xilofone, metalofone, lira e assemelhados. Os não melódicos são limitados entre um e quatro sons. São a maioria dos instrumentos de percussão que conhecemos. A maioria é semelhante ao tambor. Então temos a caixa clara, o tímpano, pratos, carrilhão, agogô, pandeiro, bongô, etc.
     Espero ter esclarecido alguma coisa. Dúvidas me perguntem. Se postei alguma inverdade, me ajudem também. Agora participem da nova enquete.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aonde quer que eu vá



     É engraçado. Quando estamos tristes ou meio down, sempre pensamos o pior. Sempre enxergamos somente as piores hipóteses. Pelo menos, comigo foi assim. Foi tanto a ponto de eu não enxergar meus novos amigos aqui. Tenho João, Onocir, Fábio, Mauro, Daniel, Álvaro, Fabiano, Marcos, Camila, Ana e virão outros. Mas eu estava tão preso aos meus amigos de Natal que não pude enxergar isso. Ontem percebi que eu estava errado quando postei Sozinho. Na verdade foi mais minha culpa em não procurá-los do que outra coisa.
     Outro grande amigo que se afastou (foi morar fora de Natal), também sentiu muito por não termos visitado ele. Faltam algumas semanas para ele retornar a Natal. Quero conversar bastante com ele a respeito. Sei que ele vai me ajudar a madurecer mais ainda. Não sei como ele suportou a tudo. Espero que me conte.
     Isso me levou a refletir que não importa onde nossos amigos estejam, temos de promover nossos encontros para se aquecer a amizade. Meus amigos de Boa Vista já têm planos de virem aqui em 2012. Assim, meus planos de 2013 será de ir por lá revê-los e obviamente irmos também para Isla Margarita na Venezuela com eles.
     Tenho que fazer meus planos para ir a Natal novamente e também por João Pessoa para rever meus parentes que há anos não vejo. Estou com saudades de muita gente. Estou levando vocês e fazendo novos amigos aonde quer que eu vá.

Novo blog



     Fiquei cinco dias sem conectar à internet. Olhando meus e-mails, encontrei mensagens que me agradaram muito. Dois grandes amigos me mostraram que leram o meu blog e me responderam via e-mail. Acho que foi o momento mais feliz que consegui com o meu blog. O mais legal é que agora percebi que praticamente todos os meus problemas pessoais em relação a meus amigos estão quase sanados, ou seja, o meu blog perdeu o sentido de existir. Porém, já recebi pedidos para postar sobre harmônicos e sobre outros assuntos relacionados à música. Não posso parar enquanto não tirar as dúvidas musicais de todos.
     Claro que eu gostei de ter feito o blog, mas não posso mantê-lo mais com a mesma cara. Haverá mais posts sobre música e outros textos avulsos que vierem à tona. Não posso parar, porque já determinei outros objetivos para ele, além de ainda não ter conseguido restabelecer comunicação com todos os meus amigos. Quero reconquistar um por um, de forma especial e única. Quero repaginar as antigas promessas e refazer os nossos projetos que tínhamos na infância.

Viagens



     Infelizmente, não tenho previsões de viajar de férias a Natal. Mas assim que houver algum plano aviso a vocês. Afinal, estou com saudades demais. Quero rever Ian, Nina e o resto. He he he. É assim mesmo. Quando se tem filhos, nunca mais se é lembrado.
     Estou em fase final de mudança. Sim, vou sair da ilha e morarei no continente. Será um local definitivo, onde provavelmente passarei todo o resto de minha vida. Quem quiser vir visitar, já está convidado. Faremos um tour com vocês e mostraremos as maravilhas de Santa Catarina e adjacências.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar