Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

domingo, 5 de junho de 2011

Desmistificando Floripa


     Como percebi que muita gente tem falsas informações sobre Florianópolis, resolvi desmistificar um pouco o que é e o que acontece em Florianópolis. Não que eu já conheça muito de Floripa, mas eu vivo aqui e já pude experienciar um pouco algumas realidades daqui.
     Floripa está na região Sul do Brasil, mas não é fria como pensam (quem é do Norte ou Nordeste). As pessoas acham que a região Sul é sempre fria, mas não é verdade. Florianópolis é uma ilha que está a 19 pés (uns 6 metros) acima do nível do mar, ou seja, é um lugar bem quente.
     O verão de Florianópolis (na verdade da região Sul inteira) é bem pior que o Nordeste e o Norte. Pior por ser muito mais quente. Porém, por ser uma ilha, Floripa tem um verão "show de bola", porque só na ilha são 92 praias. Fora as praias do continente (Florianópolis tem 3 bairros no continente), que, apesar de não ser mais da capital, são de fácil e rápido acesso a partir da ilha. Praias de Imbituba, Guarda do Embaú e Balneário Camboriú são ótimas, com altas ondas propícias ao surf.
     O outono, a melhor estação na minha opinião, é ótimo, pois as águas do mar são mornas, não chove e as temperaturas ainda são altas. O calor é moderado, então é tudo de bom. É o melhor período para surfar, pra mim que sou iniciante, pois não precisa de roupa de neoprene.
     O inverno é bem suportável, comparando com outras capitais do Sul ou com o interior (região serrana, Oeste e do Vale do Itajaí). As temperaturas não são tão baixas. A média é de 15 a 19 graus durante o dia e a noite de 10 a 13 graus. Às vezes a temperatura cai depois das 3h da madrugada (horário que todo mundo já está dormindo embaixo das cobertas) podendo chegar nos 5 ou 4 graus. Mas, normalmente, nunca sentimos o efeito desta temperatura mais baixa, porque estamos em casa bem aquecidos. E dentro de casa é sempre agradável. Só na rua que sentimos o efeito do inverno, por causa do vento. O vento daqui no inverno realmente incomoda, mas ainda assim não uso mais que um moleton.
     A primavera é semelhante ao outono, mas a água do mar é fria ainda. Mas é uma estação super agradável. O que eu quero desmistificar é que aqui não é uma cidade fria. O maior frio daqui dura umas duas semanas. O resto do ano é sempre agradável ou ao menos suportável.
     Agora que vocês já sabem que não precisam ter medo do frio, aguardo as visitas. Agora já tenho casa e condições de receber quem quer que venha. Aguardo visitas de férias, carnaval, semana santa, Oktober Fest, Natal e Reveillon, ou outro período que queiram vir. Todos serão muito benvindos sem exceção. Venham sem cerimônia e sem achar que vão incomodar. A casa está de portas abertas para hospedar quantas cabeças vierem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar