Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Procedimentos de segurança!

Menina é morta com vaselina injetada na veia

     Faz dois dias que quero postar sobre o assunto, mas não consegui parar para escrever. Somente agora venho expressar-me a respeito.
     É incrível como conseguem confundir soro fisiológico com vaselina. Será que foi imprudência da auxiliar de enfermagem? Será que não faltam procedimentos de segurança que possa facilitar a percepção de falhas mesmo quando aquele profissional está cansado? Na aviação é assim, tudo tem sua cor própria, tudo é feito para um profissional perceber o erro do outro e a partir daí se corrigirem. Por que na área de saúde os procedimentos de segurança são ainda tão poucos e ínfimos. Claro, há alguns procedimentos que evitam o erro. Mas como pode um profissional fechar um paciente na cirurgia e esquecer ferramentas, rolo de fio e outros itens dentro dos pacientes, como já vimos em incontáveis notícias?.. Faltam procedimentos de segurança onde um profissional observa e ajuda o outro. Eles acham que o que fazem já é de segurança extrema. Eles não conhecem nada de segurança, precisam conhecer melhor um mundo um pouco (sim, somente um pouco) mais seguro que o deles, como o da aviação. A aviação tem suas falhas, mas são infinitamente menores do que as da área da saúde.
     Estou para fazer uma cirurgia de laparotomia, quando receberei anestesia geral. Você acha que eu vou feliz? Confiante? Acha que eu confio no profissional que vai realizar um procedimento invasivo enquanto eu estou inconsciente? E pior, não vai ter ninguém de fora lá questionando esses profissionais que têm o rei na barriga, que se acham perfeitos e são imponentes... Eu só penso em gritar por socorro. Enquanto isso só atraso minha cirurgia, até ter coragem de me arriscar dessa maneira. Arriscar sim, não pela cirurgia, que é simples e rotineira, mas pela equipe de quem deixarei minha vida nas mãos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar