Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

sábado, 25 de dezembro de 2010

Elementos de uma ópera!

     Bem, não adianta falar de ópera se eu não explicar alguns conceitos básicos em linguagem simples para os leigos. A ópera nada mais é do que uma peça de teatro musicada. Então a estória será contada normalmente, mas toda musicada. Claro que pode até haver falas em alguns momentos, mas em geral, é toda através da música. Não vou falar aqui sobre os autos...
     Mas e aí, o que vem a ser ária? Então, a ária é uma canção dentro da ópera. São os principais momentos da ópera. Ela pode ser solo, duo, trio, quarteto, etc... Não há um limite, mas normalmente vai até um quinteto ou sexteto. As mais comuns são as árias solo (uma pessoa), os duos (duas pessoas) e os trios (três pessoas). Podemos encontrar também árias para cantores interagindo com o coro. Olha, não fiz nenhuma pesquisa para relembrar nada. Se eu falhei com alguma informação aqui, será corrigido depois. Mas em resumo é isso aí mesmo.
     Ah, mas a ópera não é feita por várias canções não? Não. Existem vários outros elementos dentro de uma ópera. A abertura é somente instrumental. Geralmente uma orquestra acompanha a ópera e é responsável pela abertura. Ela apresenta os temas principais da ópera, ou seja, os temas das principais árias. Então é um resumo do que será apresentado em seguida. O recitativo é a fala entre uma ária e outra, disfarçada em uma melodia. É uma composição melódica que tenta aproximar-se da fala. Pode ser considerada como um elemento de transição ou até menos importante, mas não vamos nos ater a esteriótipos. O recitativo é um elemento muito importante também na ópera, principalmente para o compositor. E tem também o coro, que pode ser um coro ou até um coral polifônico. É um grupo com várias vozes mistas (homens e mulheres) que geralmente vão representar a população em geral, as pessoas figurantes da ópera.
     Agora que esclareci um pouquinho, fica mais fácil entender o post anterior. Se gerou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui para pesquisarmos mais a fundo e trazer as respostas ao seu questionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar