Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Espírito natalino!



     O Natal é, para os cristãos, a comemoração do nascimento de Jesus. Parei para refletir a respeito. Se dentro de muitas religiões, tanto dessa era (cristianismo) quanto de eras anteriores (milhares de anos atrás) como no Egito, Irlanda e outras civilizações ainda mais antigas, há e havia a comemoração de celebrar o nascimento de um rei no dia 25 de dezembro. Quem é esse rei?
     Se formos buscar na astroteologia (os conhecedores do assunto por favor me ajudem), após o solstício de inverno (21 de dezembro), quando o dia 22 de dezembro é o mais curto do ano, o sol fica 3 dias sem se mover. Após esses 3 dias, o sol nasce no dia 25 de dezembro 1 grau ao norte, e a partir daí os dias ficarão cada vez mais longos. O comportamento do sol é importantíssimo para a agricultura, ou seja, para a vida, para a sobrevivência do homem. A comemoração do dia 25 de dezembro é referente ao nascimento de um rei: o sol, pois a partir daí novos plantios virão e novas colheitas, consequentemente, também. Não vou entrar em detalhes maiores como o alinhamento dos três reis magos (Cinturão de Orion), a estrela guia (Sirius) e Bethlehen (constelação de virgem), sobre a qual o sol nasce no dia 25. Mas enfim, após esse pequeno resumo, minha reflexão veio a seguir.
     Se o Natal é uma comemoração do nascimento do sol no hemisfério norte, ou seja, a partir daí o dia começa a ficar mais curto no hemisfério sul, quando seria o Natal do sul? No São João? Nós comemoramos uma data de prosperidade do hemisfério norte. A data de prosperidade do hemisfério sul deveria ser outra. Porém, como as civilizações do hemisfério sul são todas muito recentes, herdamos toda a cultura e religiosidade do norte. Se formos estudar mais a fundo (se fosse permitido pelo governo peruano, por exemplo) a civilização inca ou o que apareceu por lá anteriormente, provavelmente iríamos encontrar novos mitos, lendas e fatos religiosos referentes às datas do sol no hemisfério sul.
     Mas enfim, não estou aqui para fazer ninguém descrer de sua religião. Venho trazer meu desejo de um feliz natal a todos. Pois é tempo de bondade. Na verdade, o ano inteiro é tempo de boas ações. Se para fazer todos se lembrarem disso for necessário desejar um feliz natal, então: FELIZ NATAL!!! Não importa se o Natal é no hemisfério norte ou no sul, se é cristão ou astrológico, temos que amarmos uns aos outros, porque convivemos, porque temos que nos aturar, e a melhor forma para isso é fazer o bem, é ajudarmos o próximo que está ao lado.

2 comentários:

  1. Toda essa conversa da representação do Natal, muitas vezes é fugir do seu verdadeiro sentido...Acredito muito no Natal... em todos os aspectos.
    Imagine...temos uma época do ano para gostarmos de todo mundo, uma época em que todos "somos bons" até que se prove o contrário, uma época de perdoar e ser perdoada....Aff.E além de tudo é nessa época que aquele que nunca nos deu nada...imagine, pode até não dar, mas pensa em comprar algo pra você...não é ser consumista...é apenas ser lembrado por alguém de forma tão especial que ela parou pra comprar, escrever, cantar algo pra você... Aff, o Natal é cheio de magia e quem não acredita perde seu tempo...Lembrando que realmento o Natal é uma junção do que melhor teve entre todas as crenças...

    ResponderExcluir
  2. Acredito tb no Natal, a vida precisa de um pouco de magia e encanto. O Natal nos inspira, trasparece o que há de melhor nas pessoas, quem sabe isso seja o espirito natalino nos conduzindo?! Pode ser que seja comemorado pelo sol,pelo nascimento do Rei... sei lá! talvez por isso o Natal é LUZ... e eu adoooooooro tudo isso. Um Feliz Natal para todos!!!Ho ho hou!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar