Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vida?

     É interessante como as coisas acontecem. As pessoas tendem a acreditar em Deus, ou em algo semelhante. Enfim, algo transcendental. Isso gera muitas discussões a respeito da vida, sua origem, sua viabilidade. Cada um traz seu ponto de vista: religioso, científico, ocidental, oriental... Pensei em começar a falar de verdade hoje. Chega de introduções e objetivos.
     Hoje vim trazer minha ojeriza à medicina. Calma, não estou descartando a medicina da minha vida, mas questionando-a. Quando refiro-me à medicina, eu considero a ciência como um todo. Não somente à ciência, mas mais especificamente ao ocidentalismo do saber. É incrível como a medicina atesta com autoridade muitas coisas. Diz se alguma coisa está certa ou errada. Mas nunca se lembra que ela é muito limitada. Principalmente sua pesquisa. Vocês já observaram, ou melhor, já leram uma pesquisa científica da área da saúde? É toda composta em cima de experimentação e concluída somente com base nas estatísticas (de uma maneira geral, pois há exceções, óbvio). Por mais que ela não consiga explicar o porquê de determinadas reações e acontecimentos no corpo humano, a estatística a protege. Já pararam para verificar as contradições da medicina ao longo da história? Café faz bem, café faz mal, café faz bem em pequenas quantidades, café faz bem em grandes quantidades também, café faz mal. Mal por quê, a quem? Ela tenta explicar as coisas e a faz superficialmente. Usei o café só como um mero exemplo. Veja os estudos do cérebro, por exemplo. Até hoje não se sabe do funcionamento do cérebro, só sabem quais regiões estão em atividade. Mas o cérebro nos prega cada peça... Gente que nao tem a região cerebral da fala, porque foi removida, mas mesmo assim fala. Por que? Não se sabe. A explicação é superficial. "O cérebro se readaptou para conseguir suprir as necessidades de comunicação do indivíduo." Mas como isso aconteceu? Quais as reações que aconteceram? Isso não sabem. O que eu quero trazer aqui é que a medicina ocidental é muito limitada e ainda tem a ousadia de questionar a medicina oriental, a chinesa, indiana, etc. Homeopatia, acupuntura, é placebo ou não é...? Isso não importa muito assim. Pelo menos não para mim que sou obrigado a ouvir a medicina ocidental julgando as outras. Se a glândula ptuitária é absortiva de luz ou não... A medicina ocidental diz que não. As pessoas que alegam viver de luz dizem que sim. Quem está certo? A medicina ocidental que tem suas pesquisas muito infundadas e falhas? Eu não vou confiar nela não. Não vou dizer que confio na outra também... Vocês já viram a pesquisa sobre o prazer que o odor do café causa no ser humano, quando selecionaram somente pessoas que gostam de saborear café  para os testes? Não selecionaram pessoas que nunca tomaram café na vida, ou que nunca sentiram o cheiro antes. Eu não conheço uma pessoa que goste de café que não goste de seu cheiro. Desculpem-me, mas não acredito em vocês, médicos ocidentais. Vocês não são cientistas. Vocês decoram aquilo que passaram para vocês na faculdade sem questionar. Nem sequer aceitam a hipótese de a antítese ser possível. Por que? Porque alguém falou pra eles na faculdade que não era possível e pronto. Imagine se os músicos fossem assim. Jamais Debussy teria feito tudo o que fez, quando foi expulso da academia por querer fazer diferente do que era pré-estabelecido até então.

     Por que estou expondo tudo isso? Porque tantas e tantas vezes discuti com vários pesquisadores acadêmicos e cientistas sobre a possibilidade de vida em outros planetas. Meus argumentos: primeiro não conhecemos todo o universo, pode haver milhões e milhões de planetas que não conhecemos de várias galáxias distintas também desconhecidas. Além disso, se todo nosso conhecimento do universo é tão ínfimo, por que não pensar na possibilidade de existir formas de vida que não sejam a base de carbono e consumidoras de oxigênio? Ou ainda serem formados por e viverem em ambientes de elementos e substâncias totalmente desconhecidas para o nosso mundinho. Ora, é muita pretensão argumentar que somente a terra tem oxigênio e temperatura ideal propícia a existência de vida. E por que as outras formas de vida que ainda não conhecemos, por ser totalmente diferente do nosso mundinho, tem que ser possível somente nas nossas condições climáticas? Por que não seres vivos que sobrevivam a dois mil graus de temperatura? Ou a dois mil graus negativos? Mais uma vez digo, não conhecemos todos os elementos químicos, somos absurdamente limitados. Nem sequer enxergamos além de três dimensões. Tem gente que nem três dimensões consegue enxergar (os que fizeram cirurgia de miopia sabem do que estou falando). Agora acharam uma bactéria ninja que passou a ter arsênio no seu DNA. Justo o arsênico que era considerado veneno inquestionável para todas as formas de vida. Aliás, o que é a vida? Eu tenho que rir disso tudo, pois é exatamente isso que eu sempre defendia. Acho que a partir de agora, sem comentários. A própria notícia já comenta sobre si mesma.

     Olha, conheço médicos que são grandes amigos meus. Espero que um deles esteja lendo isso aqui. Desculpem-me, eu confio em vocês, mas desconfiando. Você sabe que eu não estou inventando fatos aqui.Você que é bacharel em medicina (e não doutor ainda, pois tem que passar por um mestrado e doutorado para atingir esse patamar) sabe que entrou na maior profissão da decoreba: sintoma x + sintoma y = doença z. Se vier diferente, ferrou tudo, pois não tinha assim na sua apostila. Sei que seu ofício não é fácil, nem simples. Mas você é apenas essa limitação. Lembre-se que você também é um ser pífio. Não quero ofender ninguém, nem estou revoltado porque meu sonho era ser médico. A medicina nunca foi uma meta minha e quem me conhece sabe que eu tenho plenas condições de entrar para um curso de medicina. Enfim, não quero falar de minha capacidade. Já falo isso para evitar comentários de pessoas tentando me dizer que sou um frustrado. Nunca quis e não quero ser médico. Os bons médicos me desculpem, vocês pagam pelas barbeiragens que muitos açougueiros já fizeram Brasil afora. Ah, essa é apenas minha opinião baseada em experiências péssimas que tive ao ver pacientes recebendo diagnósticos absurdamente errados. Continuaremos precisando de vocês, que continuarão sendo chamados de herois e de salvavidas. Mas, lembrem-se de ser humildes, é importante.


     Espero perder essa minha posição um tanto radical. Espero um dia poder dizer que estou errado agora. Espero um dia poder ter certeza de que todos vocês, médicos, são bons e merecedores do título (herois). Espero um dia, mas não é hoje, com certeza. Em toda profissão há bons e maus profissionais, responsáveis e irresponsáveis. Mas, na medicina, são raros os que escapam, são raros os confiáveis, os competentes. E ainda assim, não tiro o chapéu para eles...

Um comentário:

  1. Incrível que visitei o blog do meu amigo João http://amagianatural.blogspot.com/ e encontrei lá alguns vídeos que têm tudo a ver com o que eu digo aqui, e os peguei emprestado. Espero que não se zangue por eu ter usado o que você pesquisou, meu nobre amigo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar