Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Propriedades do som


     Não vou definir nem o som, nem a música aqui. Isso geraria um post imenso. Defina música da maneira que você quiser. Não vai fazer diferença. Então, vou direto às propriedades do som.
     O som tem 4 propriedades: Altura, duração, intensidade e timbre. O que vem a ser cada uma?
     A altura é nada mais, nada menos do que a frequência do som, ou seja, se vai ser mais aguda (ou alta) ou mais grave (ou baixa). Vai depender do número de vibrações por segundo. Por exemplo: o Lá3 é determinada por uma onda com 440Hz (Hertz) ou vibrações por segundo. Na linguagem super vulgar (e errada), diz-se do som como sendo fino (agudo) ou grosso (grave). Após ter lido este post, não me venham usar estes termos!
     A intensidade é o volume do som. No seu aparelho de som, é exatamente isso, o botão do volume vai determinar ali a intensidade. Ou seja, o som vai ser mais forte ou mais fraco. Na linguagem super vulgar (e errada) nossa, diz-se som alto (forte) e baixo (fraco). Mas, como já vimos, estas são características para a altura e não para a intensidade.
     A duração é óbvia, assim penso. O som pode ser mais longo ou mais curto. Não tem muito o que explicar aqui.
     O timbre é talvez o mais complicadinho de se entender. O timbre é uma característica única de cada som e está diretamente relacionado com o instrumento que o produz. Por exemplo: uma mesma nota pode ser executada por instrumentos diferentes como uma flauta, um piano, um violão. Mas, você consegue diferenciar qual nota foi executada por qual instrumento, mesmo sem vê-los. Isto é, a mesma altura, mesma intensidade e mesma duração, mas o instrumento é diferente e você consegue perceber. Isso é o timbre: timbre de violão, timbre de piano, timbre de flauta. Esta propriedade é determinada pelos harmônicos, mas isso é uma discussão mais complicada.
     Quaisquer dúvidas e discussões além, poste um comentário.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar