Ateliê Marcela Santana

Notícias

Pesquisar neste blog

Loading

Compartilhar

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Feliz ano novo "normal"!!!



     Estive refletindo acerca da loucura e sanidade.
     O que é o "normal"? E o que seria o "anormal"?
     Busco nos dicionários definições para o verbete normal. Segundo o Michaelis: 5 Biol, Psicol, Social. Conforme a um tipo dado e, portanto, presente na generalidade dos casos. Já o verbete anormal encontro também no Michaelis: 3 Que faz exceção à regra comum; anômalo, irregular. 4 Diz-se da pessoa cujo desenvolvimento físico, ou intelectual, ou social é defeituoso.
     O que concluímos é que, se você não pertence à maioria, você não é normal. Imagine: em um país como o Brasil, com 190 milhões de habitantes, se você pertence a minoria de 49%, ou seja, 93 milhões de habitantes, você não é normal. Ser rico, ou milionário, não é normal. Se você tem grana no bolso, você é completamente anormal. Se você é um intelectual, com curso superior e ainda com cursos além (especializações, mestrados, doutorados) você é muito anormal. Estar acima do peso ainda é anormal? Nos Estados Unidos é super normal ser gordinho.
     Por que eu trago esta reflexão? O que é a normalidade para a psiquiatria? Como definir a linha tênue entre a sanidade e uma patologia? Que tamanho tem a sua anormalidade? Será que sua anormalidade é um estudo de caso ou tem outras milhões de exceções que compartilham com você essa sua "aberração"? Há quantos casos de esquizofrenia atuais registrados no país? E no mundo? Será que gostar de ver sangue é uma aberração? É uma patologia grave? E de bebê-lo? Quem decide isso? Os psiquiatras? E quem disse a eles o que é e o que não é normal? Por que?
     Para mim, todo esteriótipo é formado por aqueles de posses. Ou seja, o maior poder aquisitivo é quem dita as leis e definem os esteriótipos. Eles dizem quem é e quem não é, o que é e o que não é normal. Se eles aceitarem e conseguirem conviver sem prejudicar suas rendas, tudo bem. É normal. Se for afetar seus montantes, opa! Não pode. Interna, porque não é normal. Entope o sujeito de drogas para ele nunca ficar são na sua vida. Este sujeito será anulado da sociedade para sempre...
     Feliz ano novo a todos! Será que o próximo ano vai ser normal? 2010 foi um ano normal? É normal uma mulher na presidência? É normal um salário de 26 mil reais? É normal juros altos? E os impostos? É normal dólar baixo? É normal o estrangeiro achar tudo barato enquanto o nativo não consegue dinheiro para manter-se no mês? É normal as estradas serem péssimas mesmo pagando pedágios? E as que não possuem concessões a terceirizados, é normal haver crateras? É anormal ainda estar casado? É anormal amar e ser amado? É anormal ajudar ao próximo? É anormal dar uma carona? É anormal dar um abraço? Não sei mais entender os nossos valores. Todas as pessoas têm alguma anormalidade. É anormal ser normal? É normal subir na vida passando a perna no outro? Quem quer ser normal? Eu não quero mais!
     FELIZ ANO NOVO NORMAL!!!

Um comentário:

  1. Isso se deve a ética... o que é ético hoje?
    É ético um time de futebol não jogar bem pq não vai ganhar o campeonato? É ético o piloto que tah na frente deixar o companheiro de equipe passar na frente? Se o esporte que é uma base filosofica para todos tah assim... tb não quero se normal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar